sábado, 25 de julho de 2015


Fuja da sedução da vaidade

Vaidade é a ilusão de que você precisa da aprovação do outro para ser alguém. Essa premissa  é falsa porque  não precisamos ser "alguém",  precisamos ser apenas  o que verdadeiramente somos, respeitando nossa humanidade.
 
A vaidade te leva a assumir cargas que ultrapassam o seu limite de competência, seja na vida profissional, afetiva, social ou familiar.

Você fica exausto de tanto carregar peso. Isso leva ao adoecimento que, primeiro, se manifesta com pensamentos e emoções negativas depois, se instala em seu corpo físico com doenças detectáveis concretamente.

Por vaidade, você quer fazer tudo como se fosse uma máquina, como se quisesse abraçar o mundo para mostrar para os outros o quanto você é bom ou “bonzinho” ou, ainda,  o quanto você é “foda”.

Você se torna uma pessoa arrogante, orgulhosa e desumana,  que cobra, oprime e desrespeita o outro. Mas, na verdade você faz isso com você mesmo. Você se maltrata, se desvaloriza e crê que para ser importante precisa ser perfeito.

A vaidade é uma perversão, na medida em que dominada por ela o indivíduo distorce a realidade e passa a assumir uma conduta delirante decorrente de uma perspectiva megalomaníaca a respeito de si mesmo. 

OBS: ilusão é fruto da imaginação e não da constatação decorrente da experiência prática e concreta. A ilusão não resulta do sentir, mas do "achar que".  
Por Adriana Pinho Gomes

 

Nenhum comentário: