domingo, 7 de setembro de 2014

O CRENTE E O NÃO CRENTE


A diferença entre o crente e o não crente é que o crente crê que o poder divino ou sabedoria divina está fora dele, e o não crente sabe que o poder divino está dentro dele, partindo do princípio que cada um de nós faz parte dessa inteligência cósmica criadora.

O não crente possui uma consciência reflexiva que lhe permite acessar essa sabedoria que vai além do conhecimento puro e simples. A sabedoria é o conhecimento transformado pela experiência, o que leva o indivíduo a descobrir a melhor forma de  colocar em prática o  conhecimento adquirido. O crente tem a necessidade de acreditar que além dele existe uma entidade que o protege e cuida dele como “um grande pai protetor”.

Essa necessidade advém, em grande parte,  da incapacidade de se haver com a precariedade da condição humana, na medida em que somos seres dotados de um corpo perecível e que sabemos sobre nossa própria finitude e por isso nos sentimos em total desamparo (claro que isso tudo se dá de uma forma inconsciente).

Além de tudo há uma pergunta (clássica) para qual não temos resposta: de onde viemos e para onde vamos?

As religiões, de um modo geral (não sei se todas), se propõem a responder a essa questão de uma forma mágica e isso conforta  proporcionando um alento a essa  sensação de desamparo.
 Por Adriana Pinho

Nenhum comentário: