quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Homens - eternos adolescentes "


Por Adriana Pinho Gomes

Tenho repensado meus conceitos. E graças a Deus tenho redefinido vários deles.
Na verdade tenho mudado a maneira de ver várias situações.
Mas não me envergonho do que falei nem do que escrevi. Sempre esteve muito claro para mim que minha escrita é antes de tudo um desabafo e que me ajuda a entender a vida, é uma forma de eu elaborar sentimentos e sensações. É também um meio de metabolizar emoções que surgem diante de fatos e em determinadas circunstâncias.
Claro que meu discurso foi muitas vezes equivocado, mas era legítimo porque evidenciava como eu me sentia e com eu via as coisas naquele momento. Meu compromisso é antes de tudo com a minha integridade.
E se haver com seus próprios sentimentos é primordial para se manter a própria integridade.
Enfim. Hoje quero me redimir diante dos homens, “do sexo masculino”.
Já me rebelei contra eles, pelo fato de serem machões, rejeitarem as mulheres mais velhas (mesmo sendo eles velhos também), serem eternos galinhas (desculpe o termo - é inevitável), enfim, já me rebelei muito contra a natureza masculina.
Mas que perda de tempo e energia, eles são assim e pronto. É um fato, é uma realidade, homens são imaturos em sua grande maioria. Têm comportamento de adolescentes (uma alfinetadinha sempre escapa - rsr ...).
Poucos são os que amadurecem de verdade.
Interessante, mas eu estava criticando neles um comportamento que em mim eu vejo como uma deficiência, qual seja, a dificuldade em aceitar a realidade tal como é.
Homens que não amadurecem são incapazes de aceitar a realidade, tornando-se eternos sonhadores. Pensava eu que o fato deles desejarem sempre uma mulher linda e jovem significava que eram exigentes (nós mulheres é que somos exigentes com nós mesmas e ficamos tentando sermos jovens para sempre). Mas eles não são exigentes, são apenas sonhadores, não crescem nunca. São loucos idealizadores da realidade. Ficam eternamente desejando um rostinho bonito e jovem. Acho que isso acontece como uma defesa inconsciente para não terem que se haver com sua própria decrepitude. Curioso é que parece que sequer se apercebem que ficam velhos também, feios, com rugas e barrigudos ("que maldade rsr...). Há um tempo atrás circulava na internet um vídeo de um senhor de seus 80 anos que relembrava da amada e pretendia reencontrá-la. Entretanto a imagem fixada em sua memória era de uma linda jovem com seus vinte e poucos anos. Aí então, ele foi ao seu encontro e se deparou com uma velhinha, que como ele, tinha já seus oitenta anos. O pobre senhor ficou muito decepcionado. É engraçado, mas no fundo esse episódio, mesmo que seja fictício, ilustra bem essa questão da defasagem entre o imaginário masculino e a realidade.
Observo que para os homens a paixão é muito importante para se sentirem vivos. E a paixão não tem vínculo com a realidade, ela é pura magia. O amor, ao contrário, tem fincas no mundo real. Afinal, amar alguém decorre de uma decisão consciente que nada tem haver com magia. O amor só floresce se pudermos ver as coisas como realmente são. Nesse ponto, percebo que os homens são mais sonhadores que as mulheres.
Uma vez, um amigo me disse que quando está rodeado de jovens ele “acha que é jovem também". Nada contra em conviver com jovens, mas daí a achar que é um deles ... é ilusão.
Achei tão surpreendente essa colocação. Eu jamais poderia supor que um homem inteligente, com instrução acadêmica de alto nível e já com seus cinqüenta e tantos anos poderia fazer tal observação.
E por fim, vale registrar uma observação que ouvi de uma personagem de um filme que assisti recentemente (“Segredos do Coração”). A personagem era uma mulher, de uns cinqüenta anos, casada com um homem da mesma faixa etária e que foi trocada por uma jovem de vinte anos.
A mulher tentava encontrar uma explicação, afinal ela era bonitona também e eles se davam bem. Em uma conversa com uma amiga, ela conclui “ele me trocou por uma menina de vinte porque sentiu tesão”. A explicação é simples, é “tesão”, decretou ela, sem maiores elaborações filosóficas.
Os homens são seres visuais. Na prática isso quer dizer que, para que os homens se excitem sexualmente, basta um estímulo visual. A simples visão do corpo de uma mulher, ainda que por poucos segundos e que esta mulher seja completamente desconhecida pode instantaneamente despertar pensamentos sexuais.
Portanto, as belas imagens de corpos femininos sempre capturarão seus olhares, despertando-lhes desejo.
Beijos.
Cristal.
OBS. Por favor comentem, façam críticas construtivas.

Nenhum comentário: